História da AJCS

A Associação de Juventudes Construindo Sonhos – AJCS é uma entidade privada sem fins lucrativos, fundada em 16 de setembro de 2005, registrada sob o CNPJ 08.139.794/0001-80, cadastrada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Natal – COMDIC sob a inscrição nº 145, Declarada de Utilidade Pública Estadual pelo Decreto de Lei Ordinária nº 8.969, publicada em Diário Oficial do Estado do RN na data 24/05/2011 e cadastrada no Município do Natal sob a inscrição nº 157.390-0.

Premiada nacionalmente pela 7ª edição do Prêmio Itaú-UNICEF, cujo tema: “Todos pela Educação!” resultado de uma parceria institucional da Fundação Itaú Social e o Fundo das Nações Unidas para a Infância, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC, parcerias do Congemas – Colegiado Nacional dos Gestores Municipais da Assistência Social e a Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, colaboração do Canal Futura e apoio do Consed – Conselho Nacional de Secretários de Educação e da Rede ANDI Brasil.

O prêmio tem o objetivo de dar visibilidade às iniciativas da Sociedade Civil, reconhecendo e estimulando o trabalho de organizações sem fins lucrativos que contribuem em articulação com a escola pública, para a educação integral de crianças e adolescentes que vivem em condições de vulnerabilidade.      
Dessa maneira a Associação de Juventudes Construindo Sonhos é atualmente a única entidade do Estado do Rio Grande do Norte referência neste trabalho.

A institucionalização da organização dos jovens por meio da criação da AJCS deu-se paralelamente ao processo de descontinuação do financiamento do Fórum Engenho de Sonhos de Combate à Pobreza na Região Oeste de Natal, pela Fundação W.K. Kellogg no ano de 2005.